Telefone:

218 540 690

Morada:

R. General Silva Freire, Lote C 1849-029 - Lisboa



Semana Europeia da Mobilidade nos Olivais

Data: 27/09/2019 / Autor: Junta de Freguesia de Olivais

A Junta de Freguesia de Olivais (JFO) encontra-se empenhada em promover o uso da bicicleta na freguesia. Neste sentido, de 16 a 22 de setembro de 2019 decorreram as iniciativas da Semana Europeia da Mobilidade promovidas pela JFO, especialmente focadas neste meio de transporte, em parceria com outras entidades e pessoas voluntárias. Deixamos aqui um breve resumo dos resultados.

16set – PASSEIO DE BICICLETA INCLUSIVO

12 utentes do Centro de Dia andaram em bicicletas adaptadas, com auxílio de voluntários a pedalar. O objetivo da atividade era oferecer um passeio de bicicleta inclusivo para pessoas séniores e promover a utilização da bicicleta como veículo, sem limite de idade. Iniciativa em parceria com a Associação Coração Amarelo.

Veja as fotografias aqui

 

19set – CONFERÊNCIA “A PEDALAR PARA A ESCOLA”

Realizada em 2 sessões, 400 jovens da Escola Secundária António Damásio ouviram sobre os benefícios da utilização deste transporte alternativo, a bicicleta, que pode ser utilizado nas deslocações casa-escola.

A Conferência contou com o apoio da FPCUB – Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta. O objetivo da atividade foi promover a bicicleta enquanto meio de transporte e mostrar a jovens e professores/as que é possível pedalar na freguesia dos Olivais.

Veja as fotografias aqui

 

19set – PASSEIO DE BICICLETA ESCOLAS OLIVAIS

Cerca de 30 crianças das 7 Escolas Básicas Públicas dos Olivais participaram num passeio de bicicleta, que pretendia ligar as escolas a parques verdes dos Olivais.
O objetivo foi o de promover a bicicleta enquanto meio de transporte seguro e possível da casa para a escola na freguesia.

Veja as fotografias aqui

 

20set – MOBILITY CAFÉ: SEXTA DA BICICULTURA

A Junta de Freguesia de Olivais acolheu o evento “Sexta da Bicicultura”, da Bicicultura, onde mais de 30 pessoas se reuniram para debater o tema “Caminhar e Pedalar em Segurança”.

Da sessão bastante participada, foi evidenciado o salto qualitativo da mobilidade suave na cidade e freguesia, bem como da importância do esforço conjunto e articulado de várias entidades e intervenientes, para ultrapassar alguns constrangimentos ainda sentidos nas cidades. No final, participantes fizeram um passeio nocturno de bicicleta ou trotinete, com o apoio da Bird.

Nesta iniciativa foi também lançada a 3ª edição do Guia “Pedalar para o Trabalho”, o qual pode ser descarregado aqui: www.jf-olivais.pt/olivais-em-bicicleta/, divulgada a exposição “Por um País com Bom Ar”, com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente. I. P. e cedidas ofertas da MUBi a participantes.

Veja as fotografias aqui

 

 

 

22set – PASSEIO “REGRESSO ÀS AULAS”

Para celebrar o Dia Europeu Sem Carros, decorreu no dia 22 de setembro de 2019 um passeio de bicicleta que envolveu 40 participantes que vieram em família, pedalar do Parque das Nações até aos Olivais.

O objetivo foi o de promover a bicicleta enquanto meio de transporte seguro e mostrar às famílias que é possível pedalar entre estas freguesias, nomeadamente no percurso casa-escola.
Iniciativa em parceria com o CicloExpresso do Oriente.

Veja as fotografias

 

Toda a Semana – “Caminha Connosco”

A JFO respondeu também ao desafio da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P. para participar na iniciativa “Caminha connosco”. Esta ação consistia em tirar fotografias a peões a atravessar nas passadeiras, nomeadamente alunos/as da escola, colegas de trabalho, famílias, amigos, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. Assim, durante a semana, nas diversas iniciativas promovidas, as pessoas participantes também aderiram a esta ação de sensibilização.

Veja as fotografias

 

As atividades da JFO foram registadas na plataforma Europeia da Semana da Mobilidade, de modo a evidenciar o trabalho que se faz, a nível europeu: Passeio inclusivo, Conferência “A Pedalar para a Escola”, Passeio de bicicleta escolas Olivais, Sexta da Bicicultura, Passeio “Regresso às aulas”, Iniciativa “Caminha connosco”.

 

A adesão obtida e os testemunhos recebidos evidenciam que a ação não se pode esgotar nesta Semana Europeia da Mobilidade. Contamos com todos/as para continuarmos a dinamizar atividades e a implementar medidas promotoras da mobilidade sustentável na freguesia ao longo do ano. Se ainda não faz parte, mas deseja fazer parte desta rede de parcerias pela mudança do paradigma da mobilidade local, p.f. contacte-nos (sustentabilis@jf-olivais.pt).

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •