Telefone:

218 540 690

Morada:

R. General Silva Freire, Lote C 1849-029 - Lisboa

Projeto Social, Desporto e Deficiência

A Freguesia de Olivais, em termos do seu tecido social, apresenta diferentes realidades. No plano desportivo a Freguesia perspetiva e prioriza de modo diferenciado as necessidades de alguns bairros promovendo projetos desportivos focados e concentrados em determinadas áreas e que, deste modo, alcançarão resultados com maior impacto junto da sua população.

Para a Junta de Freguesia a ação da prática desportiva revela-se um instrumento privilegiado na intervenção com a população portadora de deficiência.

O universo do desporto agrupa per si várias vertentes, nomeadamente educativa, recreativa, terapêutica e competitiva, todas elas aplicáveis às populações especiais e, também, todas elas promotoras de integração social.

Neste sentido, a Junta de Freguesia de Olivais tem desenvolvido parcerias com diversas entidades, que incorporam essas realidades nas suas atividades:

Atividades com as Unidades de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo da Escola Sarah Afonso e EB 2/3 Olivais – JFO e Associação Jorge Pina:


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reportagem JFO e Associação Jorge Pina: atividades nos Olivais

Devido à grande proatividade e importância dada pelo Serviço de Desporto aos projetos de cariz social, desporto para pessoas com deficiência e no âmbito do desporto adaptado, foi estruturada uma reportagem por parte da AFP (France Press).

   Tiveram lugar filmagens nas atividades com as Unidades de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo da Escola Sarah Afonso e EB 2/3 Olivais e nas atividades com os jovens do Bairro Dr. Alfredo Bensaúde.

Foi veiculada uma reportagem no dia 1 de janeiro de 2019, em vários meios de comunicação, nomeadamente na Euronews em Portugal e outros países como França, Alemanha, Dubai, Arábia Saudita, Índia, Namíbia, etc.

A reportagem teve como mote mostrar o trabalho da Associação Jorge Pina com crianças que vivem em condições desfavoráveis e com deficiência, nos projetos desenvolvidos em conjunto com a JFO, que em muito tem contribuído para o desenvolvimento de todos os jovens, desde que agilizámos uma parceria, em junho de 2015.

Apresentamos o link da notícia em português, em que foi dado destaque ao Bairro Dr. Alfredo Bensaúde:

   – https://pt.euronews.com/video/2018/12/31/jorge-pina-o-boxe-pode-ser-uma-licao-de-vida

Damos também o merecido destaque ao link da notícia veiculada na Índia, no New Indian Express, mais completa e com incidência nas atividades no Pavilhão da Escola Sarah Afonso, com fotos dos alunos.

   – http://www.newindianexpress.com/world/2019/jan/01/near-blind-ex-boxer-puts-troubled-kids-on-right-path-1918827.html