Telefone:

218 540 690

Morada:

R. General Silva Freire, Lote C 1849-029 - Lisboa



Produção sustentável, Consumo responsável

Data: 18/10/2022 / Autor: Junta de Freguesia de Olivais

A Junta de Freguesia de Olivais apresentou a sua candidatura “Missão Zero Desperdício Alimentar” para utilização do selo “Produção sustentável, Consumo responsável”, à Comissão Nacional de Combate Contra o Desperdício Alimentar, que foi aprovada. Este selo distintivo reconhece os refeitórios das escolas básicas dos Olivais com o galardão do Combate Contra o Desperdício Alimentar.
Em estreita colaboração com as equipas CAF e AEC, os alimentos não consumidos no prato, nas refeições escolares servidas nos refeitórios das escolas básicas dos Olivais, são diariamente quantificados.
Refeitórios Saudáveis e Amigos do Ambiente é o mote que nos guia. Por isso, os alunos registam num pictograma a quantidade desperdiçada de alimentos, para que todos tenham noção dos níveis de sobras praticado em cada estabelecimento escolar.
Como motivação adicional para o cumprimento das metas foi implementado um concurso entre as escolas para eleger, no final do ano letivo, a que produz menor desperdício alimentar.
Desta forma sensibilizamos as crianças para esta temática tão importante de combate ao desperdício.
Os projetos Missão Zero Desperdício Alimentar, Horta e Compostagem Escolar e Eu Digo Não ao Plástico fazem parte do dia a dia dos refeitórios geridos pela Junta de Freguesia de Olivais.
Com o projeto “Missão Zero Desperdício Alimentar” pretende-se que todos os refeitórios geridos pela Junta de Freguesia de Olivais atinjam a meta de desperdício zero até 2025.