Lisboa a Compostar – Ações de Formação

Data: 21/06/2018 / Autor: Junta de Freguesia de Olivais

Nos passados dias 16 e 17 de junho, a Sala Polivalente da Junta de Freguesia recebeu as primeiras ações de formação para o projeto “Lisboa a Compostar”.

Um projeto que visa a oferta de um compostor doméstico, formação em compostagem e o apoio continuado da Câmara Municipal de Lisboa aos munícipes que, através de inscrição, manifestem o interesse em reduzir os seus resíduos domésticos, produzindo fertilizante que virá a ser utilizado no seu logradouro, quintal ou jardim.

Fazer compostagem doméstica evita o encaminhamento para incineração de resíduos valorizáveis. Só em 2017 foram recolhidas diariamente em Lisboa mais de 600 toneladas de lixo comum, das quais 40% de biodegradáveis, encaminhados para incineração.

Com este programa, pretende-se inverter este processo na origem, proporcionando aos munícipes forma de reciclarem estes resíduos nas suas habitações, com vantagens económicas e ambientais.

Em vez de rejeitarmos no contentor do lixo os resíduos que sobram da preparação das refeições, especificamente das frutas e legumes, podemos colocá-los no compostor. Cobrimo-los com pequenos ramos, ervas e folhas e deixamos a Natureza agir. É muito simples e natural.

Quer participar mas tem dúvidas? Inscreva-se e assista à formação  com a entrega do compostor.

O Composto é o resultado do processo de transformação biológica, a que chamamos compostagem. Neste processo obtemos um fertilizante ou adubo que no solo funciona como corretor agrícola, nutrindo o solo, melhorando as suas propriedades físicas, químicas e a sua estrutura, evitando o consumo oneroso e poluidor dos fertilizantes químicos.

[Best_Wordpress_Gallery id=”176″ gal_title=”Lisboa a Compostar – formações junho”]