Exposição Move-te por Valores

Data: 25/01/2023 / Autor: Junta de Freguesia de Olivais

A II Edição da Exposição “Move-te por Valores” decorreu ontem, na Escola Secundária Eça de Queirós, nos Olivais.
A cerimónia contou com a presença do impulsionador da Exposição, o Professor Fernando Pinto. A Diretora do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, Maria Eugénia Coelho deu as boas vindas aos presentes e procedeu à abertura da sessão, que contou com as presenças do Representante do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Dr. Carlos Neto, Dra. Isabel Baltazar, Duarte Nuno Pereira Gomes, Dr. Francisco Gentil, Dr. José Ribeiro e Castro e Fábio Fernandes, embaixador de mérito dos valores da cidadania europeia.
Neste evento vivenciaram-se testemunhos e histórias de atletas e individualidades nacionais e internacionais, onde se abordaram temas que visam sensibilizar a importância dos valores da ética no Desporto.
A exposição inclui nomes nacionais como Rosa Mota, Paulo Gonçalves, Duarte Gomes e Tarantini e internacionais como Nelson Mandela, Jesse Owens, Miroslav Klose e do Borussia Dortmund.
Esta iniciativa, cuja I Edição arrancou em 2017, é promovida pelo Plano Nacional de Ética no Desporto em parceria com o projeto «Escola Embaixadora do Parlamento Europeu», e tem como objetivo promover os valores europeus, como a solidariedade, a paz na Europa, estilos de vida saudáveis, a interajuda entre os/as jovens, e a plena cidadania europeia.
Presentes nesta iniciativa estiveram os Vogais da Junta de Freguesia de Olivais, Duarte Carreira e Anabela Silva.