Telefone:

218 540 690

Morada:

R. General Silva Freire, Lote C 1849-029 - Lisboa

Espaço Comunitário Bensaúde

Espaço de intervenção integrada, sob a gestão da Junta de Freguesia de Olivais com equipas multidisciplinares, que tem em vista encontrar e centrar as respostas para os problemas sociais da população residente no Bairro Alfredo Bensaúde e ainda melhorar as condições de trabalho das entidades que operam no terreno, assim como relançar os projetos e programas de apoio que fazem parte da estratégia de intervenção local.

A Parceria Local do Bairro Bensaúde, é composta por diferentes instituições, organizações que intervêm (in)diretamente com objetivos de partilha de recursos e informação, trabalho em rede e organização de eventos conjuntos. Com a sua ação, as organizações pretendem contribuir de forma ativa e decisiva para a melhoria da qualidade de vida do bairro em diversas áreas, como a cultura, educação, justiça, cidadania ativa, apoio à população mais vulnerável, segurança, ambiente e vida comunitária. Através de uma relação próxima com a população do Bairro Bensaúde e a parceria local pretende-se um maior envolvimento dos residentes na vida do bairro e promover a cidadania ativa e participativa no Território Bensaúde.

Community Champions League – ACADEMIA BENSAÚDE

A “Community Champions League” (CCL) é um projeto financiado pela EFDN (European Football for Development Network), promovido pela Fundação Benfica e Gebalis que integra dez clubes de futebol da Holanda, Inglaterra, Escócia, Noruega, Portugal, Hungria, Bélgica e Alemanha.

A 2ª edição foi lançada no dia 18 de setembro e conta com a participação de 12 jovens residentes no Bairro Alfredo Bensaúde.

Este projeto privilegia o futebol e a inter competição como ferramentas de sucesso para fortalecer os laços comunitários e promover uma cidadania ativa. Neste sentido, o CCL traduz-se essencialmente numa competição de futebol onde as equipas participantes, para além de somarem pontos com os resultados dos jogos disputados, ganham também pontos através da sua conduta ética e do ‘Fair-Play’, do voluntariado em atividades comunitárias e de iniciativas de sustentabilidade ambiental.

 

No dia 20 de novembro, a Academia Bensaúde organizou a 3ª jornada do torneio do Community Champions League. Uma manhã de futebol realizada nas instalações da ADCEO – Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais e contou com a participação de atletas e equipas técnicas das Juntas de Freguesia de Olivais, Parque das Nações, Penha de França e Beato. Um evento organizado com o apoio das entidades locais, contando com a presença da equipa de prevenção dos Bombeiros Cabo Ruivo.

 

Convívio Comunitário “De todos para todos”

No dia 7 de novembro, a Academia Bensaúde participou num evento organizado pela equipa Young Birds United, promovida pela Junta de Freguesia da Penha de França. O objetivo principal deste evento consistiu na realização de um torneio amigável entre a Academia Bensaúde e equipa de jovens refugiados, uma forma das equipas se conhecerem melhor e desenvolverem o sentido de companheirismo e espírito de equipa.