EPAL distingue vencedores da iniciativa “Corrente pela Água”

Data: 12/07/2018 / Autor: Junta de Freguesia de Olivais

No âmbito da comemoração dos 150 anos, a EPAL, lançou uma iniciativa de sensibilização e partilha de boas práticas para o uso eficiente da água, lançando o desafio à comunidade da cidade de Lisboa. Os resultados foram anunciados dia 2 de julho e, no total, foram distinguidas 10 entidades. A esta será atribuído o selo EPAL- Conrrente pela Água (digital e físico), o Serviço waterBeep® e um bebedouro, durante 2 anos, Jarros EPAL e Garrafas Tap H2o.

A iniciativa foi divulgada junto de todas as Escolas, Centros de Dia e Canal HORECA (Hotéis/Restaurantes/Cafés), da cidade de Lisboa.

Esta divulgação contou com o envolvimento de vários parceiros, entre eles a Câmara Municipal de Lisboa, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Direção Geral da Educação, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, a Lisboa E-Nova e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e contou também, com o apoio de todas as Juntas de Freguesia lisboetas, que tiveram o papel de mobilizar a sua comunidade, ajudando na divulgação e principalmente motivando as entidades à participação.

Os resultados das candidaturas a esta iniciativa foram hoje divulgados. As entidades olivalenses distinguidas pela EPAL foram:

– Centro de Dia da Junta de Freguesia dos Olivais;

– Centro de Dia de Santo Eugénio ;

– Agrupamento de Escolas Eça de Queirós ;

– Escolas Básicas dos Olivais;

A todos os vencedores será atribuído o selo EPAL – Corrente pela Água (digital e físico) para exposição no respetivo estabelecimento e canais de comunicação.

Em simultâneo, as Escolas selecionadas receberão, durante dois anos, o Serviço waterBeep® e um bebedouro; os Centros de Dia selecionados receberão, durante dois anos, o Serviço waterBeep® e Jarros EPAL e ainda, o estabelecimento do Canal HORECA selecionado receberá Garrafas Tap H20.

As candidaturas selecionadas para avaliação desta iniciativa foram apreciadas por um júri presidido pelo Dr. Francisco George, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa e pelos respetivos parceiros da iniciativa, além da equipa da EPAL e da equipa da consultora Sair da Casca. A atribuição dos reconhecimentos e prémios da iniciativa EPAL – Corrente pela Água teve em conta critérios como o âmbito das práticas implementadas e/ou ideias e respetivo contributo para a promoção do uso eficiente da água ou redução do desperdício da mesma, o envolvimento da comunidade, os resultados obtidos ou esperados, a inovação e a replicabilidade das práticas apresentadas.