EB1/JI Viscondessa dos Olivais

Data: 17/08/2022 / Autor: Junta de Freguesia de Olivais

Escola Básica/Jardim de Infância Viscondessa dos Olivais é o novo nome da antiga escola Nº36.
A escolha do nome da “Viscondessa dos Olivais” como patrono para a Escola Básica N.º 36 dos Olivais Velhos, surge da ideia de perpetuar o nome de uma pessoa que foi figura insigne dos Olivais, intimamente ligado à origem de uma escola na Freguesia dos Olivais e à proteção da infância.
A benemérita Viscondessa dos Olivais, decidiu por sua iniciativa fundar um asilo, a 24 de maio de 1866, inteiramente a suas expensas, escolhendo a Freguesia dos Olivais, onde não existia qualquer casa de educação ou de beneficência, dedicada à proteção e educação das crianças.
Nesta instituição da Viscondessa dos Olivais, muitos foram os alunos, meninas e meninos, que receberam não só educação, como também alimentação condigna à sua condição de crianças.
A Viscondessa dos Olivais deixou para esta instituição um avultado legado em testamento (14.400$000 réis).
Foi no seguimento da existência do Asilo como instituição de ensino, que em 1972 foi projetada a construção de uma escola de raiz nos terrenos contíguos às instalações da atual instituição pertencente agora à Fundação D. Pedro IV.
A Escola Básica que hoje existe começou a ser construída em 1974, interrompida em 1975 e retomada em 1982, com inauguração em 1984, tendo o corpo docente da antiga escola, sediada no antigo edifício do Asilo, transitado para as atuais instalações da Escola Básica N.º 36, quando entrou em funcionamento no ano letivo 1983/84, com 12 salas de aula.
A denominação da EB1/JI Viscondessa dos Olivais é uma justa homenagem a uma Senhora benemérita, que em prol da proteção das crianças e da sua instrução escolar, criou uma instituição ímpar e pioneira nos Olivais.
Exma. Senhora Maria Rosa da Veiga Araújo foi distinguida em 1886, com uma medalha de honra da francesa Sociéte de l’encoragement au bien pelos serviços prestados à humanidade.
A Junta de Freguesia de Olivais agradece o apoio dado no decorrer deste processo pelo herdeiro legal da Viscondessa dos Olivais, Dr. Vasco Maria Pinto Leite, à Associação de Pais da EB1/JI Nº 36 e à Direção do Agrupamento Piscinas – Olivais.