Conferência Europeia Dos Investigadores

Data: 08/10/2018 / Autor: Junta de Freguesia de Olivais

A convite da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, a Vogal da Junta de freguesia de Olivais, Cátia Rosas, participou na ” Conferência Europeia Dos Investigadores”, onde foi oradora , com o tema “Património da água nos Olivais”, que, permitiu destacar o trabalho que a JFO tem vindo a desenvolver, na identificação de percursos temáticos pela freguesia, tendo como elemento agregador a água.

Em destaque os Olivais Velho, com o seu fontanário, mas também da época da indústria de estamparia de Alves Gouveia, que recorria a poços na propriedade para consumir mais de 800 m3 de água por dia. Aqueduto junto ao metro da Encarnação da então Quinta de S. João da Panasqueira e ainda elementos de água presentes na Quinta Conde D’Arcos, Quinta Pedagógica e Biblioteca dos Olivais, assim como do Vale do Silêncio, com as suas características drenantes, especialmente importantes nos períodos de maior intensidade de chuvas.
Uma conferência viva, onde os participantes, mostrarem interesse em visitar os locais mencionados.