Ciclovia na Rua Cidade de Bissau

Data: 03/06/2020 / Autor: Junta de Freguesia de Olivais

A ciclovia da Rua Cidade de Bissau insere-se numa rede mais ampla que está em crescimento e enquadra-se num contexto de uma nova mobilidade na cidade de Lisboa e nos Olivais.

A aposta reforçada, num cenário de pandemia mundial, nas bicicletas e nas trotinetes e em outros meios suaves de deslocação como uma eficiente resposta à necessidade de um transporte individual relativamente rápido e que garante o afastamento físico, amigo do ambiente e que não é causador de ruído ou engarrafamentos, surge como um imperativo positivo.

A nova ciclovia da Rua Cidade de Bissau é uma ciclovia pop-up, isto é, de implementação rápida e edificada de uma forma que, com facilidade, pode ser corrigida, adaptada ou mesmo retirada.

Neste momento, a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia estão a monitorizar diariamente a sua utilização e a medir os impactos causados no trânsito rodoviário naquele local, acção de monitorização que terá uma maior acuidade no mês de Setembro, momento em que se espera ser possível que todas as famílias retomem a vida normal em termos sociais, escolares e laborais.

Este é o momento certo para tomar decisões. Num tempo em que as pessoas estão a regressar ao seu trabalho, os alunos do ensino secundário às escolas, em que a sociedade está a recomeçar, a pouco e pouco, as suas rotinas, a nossa Freguesia e a cidade de Lisboa têm de estar dotadas de equipamentos que permitam aos cidadãos uma mobilidade eficiente, segura para a sua saúde e por um custo reduzido.

Estamos a criar condições para os nossos munícipes se poderem deslocar com confiança.

Queremos também tranquilizá-lo com a certeza de que, a par desta imperiosa implementação, estão a ser efectuados estudos viários alternativos cujo adopção penderá com o resultado da monitorização que se encontra desde já a ser efectuada, tanto ao fluxo e pressão do trânsito bem como da utilização da ciclovia pop-up.