Centro de Dia
Desde 1 de junho de 2014, a Junta de Freguesia de Olivais, através da Resposta Social de Centro de Dia, presta apoio às pessoas idosas de forma humana e personalizada, tendo em conta as necessidades reais e específicas de cada utente, bem como os seus desejos/interesses, seguindo um modelo de trabalho social centrado na resolução de problemas e tarefas e na intervenção em crise, conforme as situações. De facto, face às consequências do processo de envelhecimento de cada um, pretende-se criar condições para desenvolver atividades, que criem nos utentes um sentimento de autonomia e os aproximem da vida em comunidade e dos mais jovens, investindo-se, deste modo, no seu bem-estar, envelhecimento ativo e convívio entre diferentes gerações.
Avaliação
Para que seja possível uma intervenção a este nível, torna-se imperativo o desenvolvimento de atividades/ações que proporcionem a continuidade da inserção dos utentes no seu meio habitual de vida, rodeados de afetos, com a possibilidade de fomentar as relações interpessoais com os outros e os colaboradores, a fim de evitar o isolamento, promover a comunicação, convivência e ocupação do seu tempo, assegurando desta forma as condições de estabilidade necessárias para o reforço da sua capacidade de independência para a organização das atividades da vida diária.
Fases
Assim, em conformidade com os objetivos estratégicos e operacionais desta resposta social é anualmente elaborado um Plano de Atividades Sócioculturais, composto por diversas fases:
• Levantamento das necessidades coletivas e ocupacionais do desenvolvimento pessoal da cada utente;
• Definição de atividades de carácter lúdico-recreativo, cultural, social, intelectual/ formativo, religioso, quotidiano, desportivo e cognitivo/mental;
• Criação de ações destinadas a promover a qualidade de vida, proporcionar serviços adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas, contribuir para a estabilização e/ou retardamento do processo de envelhecimento;
• Implementação das atividades socioculturais para o Centro de Dia, associada aos objetivos desta resposta social (ocupação dos utentes e respetivo envolvimento nas atividades e motivar à participação e consciencialização de que são úteis e de que o seu contributo é importante para o desenvolvimento das mesmas).
Durante a concretização das atividades e ações procura-se fomentar o espírito de entreajuda entre os utentes, a quem a direção técnica e estante equipa, através de uma escuta ativa, apoia na resolução de problemas e no encaminhamento de situações, fazendo-se todo um acompanhamento social e na saúde. Neste caso, pretende-se proporcionar aos utentes mais confiança, satisfação e qualidade de vida para que possam sentir prazer na realização das atividades/ações, o que, por sua vez, vai motivar à participação e consciencialização de que são úteis e de que o seu contributo é importante para o desenvolvimento das mesmas.
Desta forma, foram implementados os seguintes Ateliês: Costura, Expressão Oral e Escrita, Dinâmicas de Grupo e de Estimulação Cognitiva e Sensorial em Grupo.
Serviços Desenvolvidos no Centro de Dia
Atividades Lúdico – Recreativas
Através do desenvolvimento deste tipo de atividade pretende-se: combater as diminuições e limitações físicas e/ou psicossomáticas; estimular a integração social e a inter-relação humana; realizar atividades criativas e recreativas; potenciar a imaginação e capacidade estética; favorecer o desenvolvimento psicomotor e a coordenação mente – mãos; bem como desenvolver a capacidade lúdica e a espontaneidade, através da realização de:
a) Jogos Lúdicos
O desenvolvimento de jogos de caráter lúdico (jogos de cartas, jogo do galo, dominó, loto, entre outros) permite promover o convívio e a interação entre os utentes.
b) Trabalhos Manuais
O objetivo é que o utente possa dar largas à sua imaginação e criatividade através de várias formas de expressão, nomeadamente através do desenho, trabalhos de decoração, pintura, expressão plástica, croché e tricô. A dinâmica desta atividade proporciona o desenvolvimento da motricidade fina, a precisão manual e a coordenação psicomotora.
Atividades de Caráter Cultural
Objetiva-se a estimulação dos níveis educativos/culturais dos utentes, a realização da ginástica cerebral exercitando as faculdades mentais, a aproximação do património cultural, o debate de temas da atualidade, a promoção do convívio e divulgação de conhecimentos, artes e saberes, por meio de:
a) Ida ao Cinema ou Teatro
b) Visita a Museus/Exposições
c) Visionamento de filmes
Atividades Sociais
Pretende-se estimular a comunicação, amizade, convivência e as relações interpessoais perante a solidão/isolamento, favorecer o bem-estar e a satisfação pessoal, desfrutar da natureza, paisagem e do meio ambiente, promover o desenvolvimento da capacidades e competências sociais a nível cognitivo, relacional e organizativo.
a) Participação em Passeios
b) Comemoração dos Aniversários dos Utentes de Centro de Dia
Participação em Festas e Convívios
a) Comemoração de diversas efemérides
Janeiro – Dia de Reis
Fevereiro/Março – Carnaval – realização de máscaras
Março – Dia da árvore e Dia da mulher
Abril – Páscoa
Maio – Dia da Espiga
Junho – Santos Populares e Aniversário do Centro de Dia
Julho – Dia dos Avós
Outubro – Comemoração do mês das pessoas idosas
Novembro – Dia de S. Martinho – Magusto e animação musical
Dezembro – Almoço de Natal
b) Semana de Férias
Esta atividade visa proporcionar aos utentes uma semana de férias, em locais fora de Lisboa, sem quaisquer custos para os mesmos.
c) Ação Praia Sénior
Visa facultar a possibilidade dos utentes usufruírem da praia durante sete semanas, com transporte assegurado.
d) Ação Praia Campo Sénior
Objetiva-se a possibilidade dos utentes usufruírem da praia, visita com itinerários diferentes todos os dias, durante duas semanas, estando assegurado transporte e alimentação.
Atividades de Carácter Intelectual/Formativo
Visa a estimulação dos níveis educativos e culturais, a exercitação das faculdades mentais, o debate de temas da atualidade, a estimulação do relacionamento e integração social, bem como proporcionar informação sobre diversos temas.
a) Leitura/ Hora do Conto
Através da leitura dos jornais, revistas, debate de temas da atualidade, visamos a partilha de experiência/vivências, a troca de ideias, opiniões, sugestões bem como a partilha de sentimentos e emoções através da voz, do comportamento, e da postura.
b) Animação Musical
Visa proporcionar momentos de convívio, relacionamento interpessoal e enriquecimento cultural, com a realização das sessões de animação musical e de cantigas populares, sempre que se justifique a vontade dos utentes.
c) Oficina de Informática Sénior
Sessões de atividades de informática/Internet para idosos.
Atividades do Quotidiano
As atividades do quotidiano permitem estimular a participação do utente em atividades organizadas, promover a consciência de utilidade e autoestima, desenvolver práticas habituais por forma a manter as suas rotinas, e fazer face aos constrangimentos de ordem física e psicossomática.
a) Cuidar da sua imagem (cabeleireiro, manicura, pédicure, etc.)
b) Ver televisão (as noticias, programas de entretenimento, séries, novelas, programas religiosos, entre outros)
c) Ouvir rádio/ música
d) Cuidar das plantas
Atividades de Carácter Desportivo/Saúde
Objetiva-se fazer face aos constrangimentos físicos e/ou psicossomáticos, combater o sedentarismo, promover o autodomínio, flexibilidade, equilíbrio, relaxamento, expressividade corporal, promover a autoestima, bem como estimular a inter-relação humana e integração social.
a) Ginástica de Manutenção
b) Jogos Populares e Desportivos (Realização de jogos como passar a bola, jogo do anel, marcha, entre outros).
c) Hidroginástica
d) Realização de Sessões de Fisioterapia/Massagens
Atividades Cognitivas ou Mentais
O desenvolvimento deste tipo de atividade visa o aumento da atividade cerebral, o retardamento dos efeitos da perda de memória, da acuidade e velocidade preceptiva, bem como a prevenção de doenças degenerativas.
a) Treino da Escrita pretende a estimulação dos utentes interessados.
Jogos de Animação Mental
Esta atividade será desenvolvida através de operações aritméticas simples, jogos das diferenças, labirinto, de memória, sopa de letras, damas, xadrez e puzzles.
Refeições
A preocupação da Junta de Freguesia em promover uma alimentação saudável e equilibrada estende-se à população sénior e assumimos a gestão direta das refeições do nosso Centro de Dia.
O funcionamento do Centro de Dia da JFO tem um regulamento que o define e está disponível para consulta: clique aqui
Contactos:
Morada: R. Acúrsio Pereira Lote11, 1800-003 Lisboa
Telefone: 218 532 861
E-mail: cdolivais@jf-olivais.pt