Telefone:

218 540 690

Morada:

R. General Silva Freire, Lote C 1849-029 - Lisboa



44 anos de Xutos & Pontapés

Data: 13/01/2023 / Autor: Junta de Freguesia de Olivais

Está pronto para viajar no tempo? Acompanhe-nos.
A 13 de janeiro de 1979, os Xutos & Pontapés deram o seu primeiro concerto em Lisboa, no palco da sala Alunos de Apolo. Uma das bandas mais emblemáticas da história do rock português completa hoje 44 anos. 🎸
Tudo aconteceu nos Olivais …
Vamos então recuar a 1977, quando Zé Pedro e Kalú partiram numa viagem pela Europa, que tinha como destino um festival de música punk em França.
Quando regressaram a Portugal, ambos ficaram com vontade de formar uma banda. Zé Pedro conhece Os Faíscas, onde tocava Pedro Aires Magalhães e cede-lhes a garagem dos pais para os ensaios.
É nessa garagem, nos Olivais, que tudo acontece, primeiro com Zé Pedro, Zé Leonel e Paulo Borges, aos quais se junta depois, o baterista Kalú. Borges não fica muito tempo e aparece Tim, para completar o quarteto.
A maior banda de rock portuguesa, os Xutos & Pontapés começou assim a sua história, na garagem de uma casa nos Olivais, onde Zé Pedro morava.
Animais de palco com uma ligação sólida com o seu público, de braços em cruz, celebram hoje, mais um ano de longevidade dos Xutos & Pontapés.
Parabéns! 🎂
📷 José Paulo Ferro | Peter Machado