Telefone:

218 540 690

Morada:

R. General Silva Freire, Lote C 1849-029 - Lisboa

Estratégia Energético-Ambiental

Entre os compromissos do presente mandato autárquico, consta a elaboração da Estratégia Energético-Ambiental para a Freguesia de Olivais.

A freguesia de Olivais é uma das 24 freguesias da cidade de Lisboa, cujo município subscreveu o “Cumprimento do Pacto dos Autarcas” e aprovou em 2008 a sua Estratégia Energético-Ambiental para Lisboa, que se centra na redução dos consumos de energia, água e materiais e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A Estratégia Energético-Ambiental para a Freguesia de Olivais, tendo por base a Estratégia Energético-Ambiental de Lisboa, pretende definir medidas concretas que contribuem para o cumprimento das metas europeias do triplo 20 previstas para 2020. É também um objetivo deste documento, implementar medidas que permitam monitorizar e percecionar os fluxos anuais de vários parâmetros energético-ambientais.

Esta é uma ferramenta que ambiciona providenciar as condições para promover eficientemente a melhoria da qualidade do ar exterior, a redução de ruído, a redução do consumo de água potável por habitante, a redução do consumo de energia por habitante, e a redução da produção de resíduos para aterro por habitante.

A Estratégia encerra em si os modos de atuação para a melhoria do balanço de energia, da água e dos materiais, ou seja, define os pontos-chave que pelo seu impacto direto e indireto melhoram o ambiente na freguesia.

Para que o contributo desta estratégia seja significativo, é necessário realizar um conjunto alargado de ações que promovem os modos suaves de mobilidade, aumentam a eficiência energética, aumentam o aproveitamento de energia renovável, e que promovam a utilização racional dos restantes recursos.

A Freguesia irá proceder à monitorização contínua dos resultados, verificando o cumprimento dos objetivos a que se propôs e reavaliando as metodologias seguidas, corrigindo-as quando necessário.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •