Telefone:

218 540 690

Morada:

R. General Silva Freire, Lote C 1849-029 - Lisboa

Centro de Dia

Desde 1 de junho de 2014, a Junta de Freguesia de Olivais, através da Resposta Social de Centro de Dia, presta apoio às pessoas idosas de forma humana e personalizada, tendo em conta as necessidades reais e específicas de cada utente, bem como os seus desejos/interesses, seguindo um modelo de trabalho social centrado na resolução de problemas e tarefas e na intervenção em crise, conforme as situações. De facto, face às consequências do processo de envelhecimento de cada um, pretende-se criar condições para desenvolver atividades, que criem nos utentes um sentimento de autonomia e os aproximem da vida em comunidade e dos mais jovens, investindo-se, deste modo, no seu bem-estar, envelhecimento ativo e convívio entre diferentes gerações.

Avaliação

Para que seja possível uma intervenção a este nível, torna-se imperativo o desenvolvimento de atividades/ações que proporcionem a continuidade da inserção dos utentes no seu meio habitual de vida, rodeados de afetos, com a possibilidade de fomentar as relações interpessoais com os outros e os colaboradores, a fim de evitar o isolamento, promover a comunicação, convivência e ocupação do seu tempo, assegurando desta forma as condições de estabilidade necessárias para o reforço da sua capacidade de independência para a organização das atividades da vida diária.

Fases

Assim, em conformidade com os objetivos estratégicos e operacionais desta resposta social é anualmente elaborado um Plano de Atividades Sócioculturais, composto por diversas fases:

• Levantamento das necessidades coletivas e ocupacionais do desenvolvimento pessoal da cada utente;

• Definição de atividades de carácter lúdico-recreativo, cultural, social, intelectual/ formativo, religioso, quotidiano, desportivo e cognitivo/mental;

• Criação de ações destinadas a promover a qualidade de vida, proporcionar serviços adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas, contribuir para a estabilização e/ou retardamento do processo de envelhecimento;

• Implementação das atividades socioculturais para o Centro de Dia, associada aos objetivos desta resposta social (ocupação dos utentes e respetivo envolvimento nas atividades e motivar à participação e consciencialização de que são úteis e de que o seu contributo é importante para o desenvolvimento das mesmas).

Durante a concretização das atividades e ações procura-se fomentar o espírito de entreajuda entre os utentes, a quem a direção técnica e estante equipa, através de uma escuta ativa, apoia na resolução de problemas e no encaminhamento de situações, fazendo-se todo um acompanhamento social e na saúde. Neste caso, pretende-se proporcionar aos utentes mais confiança, satisfação e qualidade de vida para que possam sentir prazer na realização das atividades/ações, o que, por sua vez, vai motivar à participação e consciencialização de que são úteis e de que o seu contributo é importante para o desenvolvimento das mesmas.

Desta forma, foram implementados os seguintes Ateliês: Costura, Expressão Oral e Escrita, Dinâmicas de Grupo e de Estimulação Cognitiva e Sensorial em Grupo.

Serviços Desenvolvidos no Centro de Dia

Atividades Lúdico – Recreativas

Através do desenvolvimento deste tipo de atividade pretende-se: combater as diminuições e limitações físicas e/ou psicossomáticas; estimular a integração social e a inter-relação humana; realizar atividades criativas e recreativas; potenciar a imaginação e capacidade estética; favorecer o desenvolvimento psicomotor e a coordenação mente – mãos; bem como desenvolver a capacidade lúdica e a espontaneidade, através da realização de:

a) Jogos Lúdicos

O desenvolvimento de jogos de caráter lúdico (jogos de cartas, jogo do galo, dominó, loto, entre outros) permite promover o convívio e a interação entre os utentes.

b) Trabalhos Manuais

O objetivo é que o utente possa dar largas à sua imaginação e criatividade através de várias formas de expressão, nomeadamente através do desenho, trabalhos de decoração, pintura, expressão plástica, croché e tricô. A dinâmica desta atividade proporciona o desenvolvimento da motricidade fina, a precisão manual e a coordenação psicomotora.

Atividades de Caráter Cultural

Objetiva-se a estimulação dos níveis educativos/culturais dos utentes, a realização da ginástica cerebral exercitando as faculdades mentais, a aproximação do património cultural, o debate de temas da atualidade, a promoção do convívio e divulgação de conhecimentos, artes e saberes, por meio de:

a) Ida ao Cinema ou Teatro
b) Visita a Museus/Exposições

c) Visionamento de filmes

Atividades Sociais

Pretende-se estimular a comunicação, amizade, convivência e as relações interpessoais perante a solidão/isolamento, favorecer o bem-estar e a satisfação pessoal, desfrutar da natureza, paisagem e do meio ambiente, promover o desenvolvimento da capacidades e competências sociais a nível cognitivo, relacional e organizativo.

a) Participação em Passeios
b) Comemoração dos Aniversários dos Utentes de Centro de Dia

Participação em Festas e Convívios 

a) Comemoração de diversas efemérides

Janeiro – Dia de Reis
Fevereiro/Março – Carnaval – realização de máscaras
Março – Dia da árvore e Dia da mulher
Abril – Páscoa
Maio – Dia da Espiga
Junho – Santos Populares e Aniversário do Centro de Dia
Julho – Dia dos Avós
Outubro – Comemoração do mês das pessoas idosas
Novembro – Dia de S. Martinho – Magusto e animação musical
Dezembro – Almoço de Natal

b) Semana de Férias

Esta atividade visa proporcionar aos utentes uma semana de férias, em locais fora de Lisboa, sem quaisquer custos para os mesmos.

c) Ação Praia Sénior

Visa facultar a possibilidade dos utentes usufruírem da praia durante sete semanas, com transporte assegurado.

d) Ação Praia Campo Sénior

Objetiva-se a possibilidade dos utentes usufruírem da praia, visita com itinerários diferentes todos os dias, durante duas semanas, estando assegurado transporte e alimentação. 

Atividades de Carácter Intelectual/Formativo

Visa a estimulação dos níveis educativos e culturais, a exercitação das faculdades mentais, o debate de temas da atualidade, a estimulação do relacionamento e integração social, bem como proporcionar informação sobre diversos temas.

a) Leitura/ Hora do Conto

Através da leitura dos jornais, revistas, debate de temas da atualidade, visamos a partilha de experiência/vivências, a troca de ideias, opiniões, sugestões bem como a partilha de sentimentos e emoções através da voz, do comportamento, e da postura.

b) Animação Musical

Visa proporcionar momentos de convívio, relacionamento interpessoal e enriquecimento cultural, com a realização das sessões de animação musical e de cantigas populares, sempre que se justifique a vontade dos utentes.

c) Oficina de Informática Sénior

Sessões de atividades de informática/Internet para idosos.

Atividades do Quotidiano

As atividades do quotidiano permitem estimular a participação do utente em atividades organizadas, promover a consciência de utilidade e autoestima, desenvolver práticas habituais por forma a manter as suas rotinas, e fazer face aos constrangimentos de ordem física e psicossomática.

a) Cuidar da sua imagem (cabeleireiro, manicura, pédicure, etc.)
b) Ver televisão (as noticias, programas de entretenimento, séries, novelas, programas religiosos, entre outros)
c) Ouvir rádio/ música
d) Cuidar das plantas

Atividades de Carácter Desportivo/Saúde

Objetiva-se fazer face aos constrangimentos físicos e/ou psicossomáticos, combater o sedentarismo, promover o autodomínio, flexibilidade, equilíbrio, relaxamento, expressividade corporal, promover a autoestima, bem como estimular a inter-relação humana e integração social.

a) Ginástica de Manutenção
b) Jogos Populares e Desportivos (Realização de jogos como passar a bola, jogo do anel, marcha, entre outros).
c) Hidroginástica

d) Realização de Sessões de Fisioterapia/Massagens

Atividades Cognitivas ou Mentais

O desenvolvimento deste tipo de atividade visa o aumento da atividade cerebral, o retardamento dos efeitos da perda de memória, da acuidade e velocidade preceptiva, bem como a prevenção de doenças degenerativas.

a) Treino da Escrita pretende a estimulação dos utentes interessados.

Jogos de Animação Mental

Esta atividade será desenvolvida através de operações aritméticas simples, jogos das diferenças, labirinto, de memória, sopa de letras, damas, xadrez e puzzles.

 

Refeições

A preocupação da Junta de Freguesia em promover uma alimentação saudável e equilibrada estende-se à população sénior e assumimos a gestão direta das refeições do nosso Centro de Dia.

Reconhecemos que em idades mais avançadas o organismo da pessoa passa por diversas mudanças, logo, é preciso ter uma atenção especial à alimentação.
Assim, o modelo de gestão do refeitório do Centro de Dia vai ser semelhante à gestão dos refeitórios escolares, disponibilizando uma alimentação saudável e equilibrada aos 44 seniores que  frequentam o nosso Centro de Dia.
As refeições são confecionadas por uma equipa de 1 cozinheira e 2 auxiliares, pertencentes à Junta de Freguesia de Olivais.

EMENTAS

• Julho 2018 [ver normal]  | [ver lanche]
• Junho 2018 [ver normal]  | [ver lanche]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •